Lula participa de reunião de povos indígenas em Roraima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para Roraima nesta segunda-feira (13) para participar da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, que acontece na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O evento termina essa terça-feira (14) e nele serão discutidos temas como a proteção das terras tradicionais, gestão dos recursos naturais e a agenda do movimento indígena para 2023.

Esta é a segunda visita do presidente ao estado, desde que assumiu o mandato. Ele esteve na capital Boa Vista no dia 21 de janeiro, para acompanhar de perto a situação dos Yanomamis e determinar medidas de socorro para atenuar a crise humanitária que afetou aquela população. 

A reunião com o presidente está marcada para o meio-dia (horário de Brasília). Além de Lula, também estarão presentes a presidente da Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, representantes do Ministério dos Povos Indígenas, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Polícia Federal, além do Ministério Público.

A assembleia começou no sábado (11) e reúne cerca de 2 mil líderes indígenas. Entre as lideranças, estão representantes dos povos Yanomami, Wai Wai, Yekuana, Wapichana, Macuxi, Sapará, Ingaricó, Taurepang e Patamona. Os visitantes também poderão ter acesso a uma feira de produtos orgânicos, de artesanato e a exposição de animais criados em terras indígenas.

Fonte: SBT News.

Tags: Brasil, indígenas, Lula, povos indígenas, presidente, Yanonamis