O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um ofício nessa segunda-feira (17) informando ao governo de Santa Catarina que o Japão suspendeu a compra de carne de frango e seus subprodutos do estado.
A decisão ocorreu por causa de um segundo caso confirmado de Influenza Aviária (H5N1) no estado. Desta vez, em uma ave de fundo de quintal, no município de Maracajá, no Sul do estado, na semana passada. O primeiro caso foi registrado em São Francisco do Sul, em 26 de junho.
A Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), comunicou que adotou todas as medidas sanitárias com base nos protocolos internacionais e erradicou o foco já na 2ª feira, bem como intensificou as ações de educação sanitária, de vigilância e investigação epidemiológica nas propriedades rurais na região.
O governador Jorginho Mello receberá o embaixador do Japão na 4ª feira (19.jul) e afirmou que “vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para reverter a situação, mostrar que foi um fato isolado e que não afeta a excelência sanitária do plantel avícola catarinense e a produção comercial”.
O que é a doença
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, e pode ser transmitida para humanos.
As infecções humanas pelo vírus podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas). Não se deve tocar e nem recolher aves doentes.
Fonte: SBT News
Tags: frango, gripe aviária, japão, suspende