Indústria de bebidas e metalurgia maranhense supera índices do Brasil e nordeste no 3º trimestre

No terceiro trimestre de 2024, a indústria maranhense apresentou um crescimento superior aos índices do Nordeste e do Brasil.

Os dados surgiram a partir da Análise Conjuntural Trimestral da Indústria elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp.

Por meio de uma Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa tem como objetivo acompanhar a evolução de curto prazo do Valor Adicionado da indústria extrativa mineral e da indústria de transformação.

Dados da Indústria maranhense

Em agosto, a produção industrial do Maranhão cresceu 2,1% em comparação com agosto de 2023, quase igualando o índice nacional, de 2,2%, mas ficando abaixo do crescimento de 4,5% registrado no Nordeste.

De janeiro a agosto, o desempenho do Maranhão foi de 3,6%, superando tanto o índice do Nordeste, de 1,2%, quanto o nacional, de 3,0%.

Os dados fazem parte da Análise Conjuntural Trimestral da Indústria, produzida pela FIEMA.

O crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de bebidas e metalurgia, que mostraram aumentos significativos.

As indústrias de celulose, papel e produtos de papel registraram um crescimento de 6,2% no acumulado do ano, enquanto os produtos de minerais não-metálicos apresentaram um aumento de 3,1%.

Esses resultados colocam a indústria maranhense entre as 11 unidades federativas com maior taxa de crescimento no período analisado.

Tags: fiema, ibge, indústrias