Governo mantém Força Nacional em Terra Indígena Nonoai, no Rio Grande do Sul

A Força Nacional de Segurança Pública ficará por mais 90 dias na Terra Indígena Nonoai, no estado do Rio Grande do Sul, que vive uma disputa por terra. A decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23).

Os agentes atuarão em apoio à Polícia Federal pela preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Localizada no norte do Rio Grande do Sul, a região vive um conflito por terras que são arrendadas ilegalmente para agricultores.

A Reserva Indígena Nonai tem cerca de 20 mil hectares de extensão nos municípios de Alpestre, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Planalto e Rio dos Índios, onde vivem indígenas Kaingang e Guarani.

Desde julho de 2022, os militares foram requisitados na região pela Polícia Federal. Eles trabalham pelo cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, celebrado entre o Ministério Público Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais Indígenas de Nonoai (Copinai), para que os indígenas sejam os únicos a ter a posse e o usufutro das riquezas naturais da reserva.

Fonte: SBT News

Tags: Força Nacional, Governo, terra indígena