O governo federal lançou, na última semana, o “Disque Social 121” para atender pessoas em situação de vulnerabilidade ou necessidade social. O funcionamento acontece de 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h, e nos fins de semana, quando for época do pagamento do Bolsa Família A partir de hoje, o atendimento também está disponível via WhatsApp.
A iniciativa é de autoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que já tinha um meio de comunicação dedicado ao tema, mas sem muita eficiência. Isso porque, segundo o líder da pasta, Wellington Dias, muitas vezes as pessoas ligavam para a Ouvidoria, mas não conseguiam ter uma resposta eficaz.
“Hoje, alguém telefona para o Disque Social e quem atende coleta as informações, tem acesso à base de dados, identifica o problema e dá uma resposta rápida. O atendente explica o que está acontecendo, aconselha o cidadão ou a cidadã, fala o que se deve fazer, onde ir ou ligar para resolver o problema”, explicou o ministro.
De janeiro a setembro de 2023, a Ouvidoria-Geral do ministério recebeu 41.310 ligações e o tempo médio de atendimento de janeiro a julho deste ano foi de 5,86 dias. Em agosto, com a intensificação do trabalho, o tempo médio foi reduzido para 4,34 dias. E, em setembro, foi alcançada a marca de dois dias úteis para resolver as demandas apresentadas.
Fonte: SBT News
Tags: Brasil, Disque Social, Governo