Governo Federal anuncia novo concurso público com mais de 800 vagas

O Governo Federal anunciou, segunda-feira (10), o lançamento de um novo concurso público com 814 vagas em todo o país. Será a segunda seletiva, só neste ano, mas, desta vez, para preencher postos no Ministério da Ciência e Tecnologia. A primeiro, do Ministério das Relações Exteriores, oferece vagas para a carreira diplomática.

O Executivo promete ainda que este é apenas o começo. Até o fim do ano, estão previstos novos anúncios de concurso. O Orçamento de 2023 prevê recursos para a nomeação de mais de 30 mil servidores federais de carreira.

Segundo o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, o Brasil tem déficit de cerca de 200 mil servidores federais, e essa falta de funcionários ainda pode piorar. Hoje, existem 75 mil servidores em atuação com idade para se aposentar.

“Se decidirem se aposentar amanhã, a tragédia será a maior questão do governo, hoje”, avalia o secretário Sérgio Ronaldo da Silva.

Antes mesmo da divulgação do perfil das vagas, o coordenador de um cursinho preparatório, Vandré Amorim, orienta os candidatos a começarem a estudar desde já.

“Língua portuguesa, informática, raciocínio lógico, matemática… tem que entrar no direito administrativo, tem que entrar no direito constitucional. Essas matérias são básicas para todo e qualquer concurso, ainda este ano”, ele indica.

Para Patrícia, que está focada em conquistar a sonhada estabilidade financeira e profissional de um cargo público, a notícia serviu para renovar o ânimo para os estudos.

“Bem mais motivada, na verdade, para estudar, porque, quando a gente tem uma motivação, a gente estuda melhor. Eu acordo às 06h30 da manhã, 07h já começo a estudar, e só paro para comer”, ela relata.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, concurso público, Economia, vagas