Governo de Goiás desenvolve sistema com inteligência artificial para combater sonegação de impostos

O Governo de Goiás desenvolveu um sistema de monitoramento que utiliza a inteligência artificial na fiscalização de possíveis casos de sonegação de impostos e concorrência desleal. Desde o último dia 11, a Central de Operações Estaduais (COE) realiza o cruzamento de dados recebidos de antenas de comunicação instaladas em todo o estado.

Como funciona

Foram instaladas pela Secretaria da Economia 72 antenas, das quais 31 já estão em pleno funcionamento. Elas possuem um equipamento que fotografa as placas dos veículos de carga e envia para avaliação fiscal no centro de tecnologia da Secretaria. A partir da leitura das placas, o sistema captura os dados atualizados sobre a documentação fiscal que foi emitida para o veículo fiscalizado, com tecnologia capaz de fazer o cruzamento de dados em tempo real. Em caso de dúvida, será feita a abordagem do contribuinte.

O novo modelo permite que o fiscal saiba quais veículos estão transportando produtos com ou sem nota, com o peso errado ou correto. A COE também vai subsidiar as unidades de fiscalização de mercadorias em trânsito, além de elaborar um relatório mensal para a Superintendência de Controle e Fiscalização. As prioridades da fiscalização pelo auditor fiscal serão os contribuintes com cadastro irregular e envolvimento em simulações, fraudes e irregularidades no transporte de mercadorias e na Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Tags: impostos, Inteligência artificial, sonegação