Uma base do Ibama, aberta recentemente, na terra indígena Yanomami, em Roraima, foi atacada na noite desta quinta (23). Houve confronto entre garimpeiros e fiscais do Ibama.
A base foi inaugurada no início do mês, na aldeia Palimiú. Em embarcações, os criminosos chegaram pelo rio Uraricoera. O grupo disparou contra a base do Ibama, onde estavam os fiscais e agentes.
A Força Nacional de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) têm reforçado a segurança do local, que vive uma crise e passa por ações da União e do estado para remover garimpeiros ilegais do local.
A Polícia Federal (PF) prendeu um dos criminosos, que acabou ferido na troca de tiros com os agentes do Ibama.
O grupo de garimpeiros foi interceptado pelos fiscais do Ibama tentando sair do local, pelo rio, com minério retirado ilegalmente da área. Foram identificados e abordados. A ação de ataque à base teria sido uma reação, segundo informou o Ibama.
No local da base foi instalado um bloqueio no rio para impedir a entrada e saída na Terra Indígena Yanomami. Neste local, garimpeiros atiraram contra a PF, em maio de 2021.
“Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, informou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, em nota.
Fonte: SBT News