O Ministério da Educação inicia, nesta terça-feira (18), a convocação dos candidatos aprovados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre do ano. Os estudantes deverão acompanhar as atualizações no Portal Único de Acesso, que irá divulgar os resultados até 29 de julho. 

Quando convocados, os estudantes terão até três dias úteis para completar as informações no site e, posteriormente, cinco dias úteis para validar os dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida. A documentação exigida poderá ser entregue fisicamente ou de forma eletrônica.

Outra exigência é a validação das informações prestadas a um agente financeiro em até 10 dias úteis, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data de validação da CPSA. Neste caso, também será necessária a entrega física ou eletrônica da documentação exigida. Quando aprovado, bastará apenas formalizar a contratação do financiamento.

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) a 100% (bolsa integral) do curso, com juros dependendo da renda familiar do candidato. Na edição do segundo semestre são ofertadas 77.867 vagas.

Fonte: SBT News

Tags: 2023, Brasil, fies