Espírito Santo investiga 1º caso suspeito de gripe aviária em humano no país

O Ministério da Saúde confirmou na noite de quinta-feira (17) a notificação do primeiro caso suspeito de gripe aviária no Brasil. Trata-se de um homem de 61 anos, funcionário de um parque em Vitória, no Espírito Santo, onde foram encontradas aves com resultado positivo para a doença. O paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município.

Em nota, a pasta informou que amostras do caso suspeito e de outras 32 pessoas que trabalham no local estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo e também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o estado.

“É importante ressaltar que não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada.”, informou o ministério. 

Na última 2ª feira (15.mai), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou os três primeiros casos de aves contaminadas pela H5N1. A notificação da infecção pelo vírus Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e não deve impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

O Mapa ainda informou sobre o reforço das ações de comunicação e medidas de proteção contra a doença para conscientizar a informar a população em geral, e em especial aos criadores de aves, para que haja imediata notificação de casos suspeitos, além do reforço de medidas de biossegurança na produção de aves. 

O que é a doença

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, e pode ser transmitida para humanos.

As infecções humanas pelo vírus podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas). Não se deve tocar e nem recolher aves doentes. 

Fonte: SBT News

Tags: caso, contaminação, gripe aviária, humano