Espera por transplante de coração foi menor que 30 dias para 27% dos pacientes em 2023

Dados do Ministério da Saúde apontam que, de janeiro a agosto deste ano, o tempo de espera para transplante de coração foi menor do que 30 dias para 27,5% dos pacientes da lista e entre 30 a 90 dias para 29%. Isso significa que mais da metade do percentual de pacientes (52,3%) conseguiu receber a doação em até três meses.

“As pessoas que entram na lista são pessoas com necessidades urgentes. O paciente passa a ser prioridade com critérios específicos. Por exemplo: o paciente fez um transplante hoje e aquele coração transplantado não funcionou bem”, explica Daniela Salomão, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes.

Segundo ela, também há prioridade nos casos de pacientes que estão utilizando uma circulação extracorpórea e aqueles que estão usando droga vasoativa que ajuda o coração a ter mais força para bombear o sangue em um período superior a seis meses. Por último, são priorizados os pacientes que estão aguardando o transplante em casa.

Além de ser classificado como prioridade, os pacientes ainda precisam atender aos critérios técnicos, como tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, e compatibilidade genética. Após os procedimentos, os pacientes poderão receber assistência.

O transplante de coração voltou a ser assunto devido ao apresentador Fausto Silva, conhecido popularmente como Faustão. Ele foi internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 5 de agosto devido a uma insuficiência cardíaca. Após registrar piora na força de bombeamento do órgão, o apresentador foi incluído na lista de espera de transplantes.

No domingo (26.ago), Faustão, que estava em segundo lugar na lista, recebeu o coração depois da desistência do primeiro paciente. O apresentador foi operado no mesmo dia e, segundo boletim médico, está reagindo como esperado.

Fonte: SBT News

Tags: transplante