Os estudantes de pelo menos oito capitais brasileiras vão ter uma ajudinha a mais para fazer o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. É que as prefeituras desses municípios anunciaram diferentes formas de gratuidade no transporte público nos dias das provas, que começam neste domingo (5.out).
Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Maceió (AL), São Luís (MA), São Paulo (SP), Palmas (TO) e Porto Velho (RO) estão entre as capitais que vão facilitar o acesso dos candidatos aos seu locais de prova. No Pará, todos os estudantes do estado terão direito a gratuidade, incluindo os da capital, Belém.
Uma lista feita pelo SBT News mostra quem tem direito ao benefício e como fazer para garantir o transporte gratuito no próximo domingo. Veja abaixo:
1. Aracaju, Sergipe
Os estudantes de Aracaju que vão fazer o Enem 2023 terão acesso à gratuidade no transporte coletivo nos dois dias de prova. Cada um deles terá creditado em seu cartão Mais Aracaju Escolar duas passagens para cada dia de aplicação do exame.
Sete mil alunos, que estão matriculados no ensino médio de Aracaju e são cadastrados no cartão Mais Aracaju Escolar, serão beneficiados com as passagens de ida e volta.
2. Belém, Pará
Os estudantes de Belém, assim como todos os residentes no estado do Pará, terão direito à gratuidade no transporte público nos dois dias de prova do Enem 2023. Para isso, é preciso apresentar o cartão Passe Fácil estudantil ao cobrador, tanto na ida para prova quanto na volta para casa.
A medida vale para as cidades que tiverem transporte coletivo regulamentado, que vão circular normalmente durante todo domingo (05).
3. Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Os estudantes de Campo Grande que realizaram o pedido de isenção da tarifa do transporte público municipal até 3ª feira (31.out), terão direito à gratuidade nos ônibus da cidade nos dois dias de prova. Eles terão um passe gratuito de ida e outro de volta, para o trajeto entre a residência e o local de prova.
O benefício, concedido por meio do decreto n° 15.718, garante a gratuidade também aos estudantes que farão provas dos vestibulares de universidades públicas com provas realizadas no município.
4. Maceió, Alagoas
Os estudantes de Maceió que possuem o cartão Vamu Escolar têm direito ao Passe Livre Estudantil, ou seja, não precisarão pagar passagem nos dois dias do Enem. Além disso, os candidatos que possuem o cartão Vamu Cidadão terão gratuidade garantida pelo programa Domingo é Livre.
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) também elaborou um plano de reforço em 32 linhas de ônibus, das 10h às 12h e das 16h30 às 18h30.
5. São Luís, Maranhão
Os estudantes que farão as provas do Enem terão direito a gratuidade nos ônibus que compõem o Sistema de Transporte Urbano de São Luís nos dias 5 e 12 de novembro, datas em que serão aplicadas as provas. Para ter acesso ao transporte urbano gratuitamente, o candidato deverá apresentar o cartão de estudante e, assim, a catraca estará liberada.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também determinou que as empresas concessionárias do sistema aumentem a frota nestas datas. A quantidade de ônibus que deve rodar nestes dias será a mesma que circula aos sábados.
6. São Paulo, São Paulo
Em São Paulo, será permitido embarcar e desembarcar pela mesma porta, sem pagamento da tarifa, nos dois domingos de prova. O benefício estará disponível das 9h às 21h e atenderá todas as pessoas que utilizarem os coletivos no período, não só os estudantes.
A SPTrans também vai reforçar a frota de algumas linhas, que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes.
7. Palmas, Tocantins
Em Palmas, no Tocantins, o transporte coletivo é gratuito durante os finais de semana e feriados, desde 11 de março de 2023. Com isso, os estudantes que vão fazer o Enem deste ano também serão beneficiados com a catraca livre.
8. Porto Velho, Rondônia
Os estudantes de Porto Velho que farão a prova do Enem, nos dias 5 e 12 de novembro, estão isentos de pagar a tarifa de ônibus. Para garantir a gratuidade, o candidato deve apresentar para um funcionário do coletivo o cartão de inscrição do Enem, com o local da prova, e um documento de identificação. O benefício estará disponível das 7h às 12h e das 17h às 20h.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) também aumentou a frota de veículos que estarão disponíveis durante os dois domingos de prova.
Outras capitais
Salvador (BA), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Recife (PE), Teresina (PI) e Brasília (DF) informaram que terão reforço nas frotas de ônibus, mas sem gratuidade.
A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que, até o momento, não há previsão de garantia de catraca livre para os dias de prova do Enem.
As Prefeituras de Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Natal (RN), Boa Vista (RR) e Florianópolis (SC) não responderam à nossa reportagem.
O Enem 2023 será aplicado neste domingo (05.nov) e no próximo (12.nov_. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.
Fonte: SBT News
Tags: enem 2023, transporte gratuito