Enem 2023: Mais de 4 mil candidatos foram eliminados por uso de objetos proibidos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelou nesta quinta-feira (09), que 4.293 inscritos foram eliminados no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), nas provas realizadas no último domingo (05.nov). Uma das razões de eliminação previstas em edital é o porte de itens não permitidos, fora do envelope porta-objetos, durante a aplicação. O segundo dia de provas será neste domingo (12), quando os candidatos vão responder a questões de matemática e ciências da natureza.

O edital do Enem proíbe que os candidatos levem para o local de provas objetos como celulares, relógios, óculos escuros, bonés, lápis, régua, borracha, livros e chaves. Estes objetos devem ser guardados dentro do envelope porta-objetos e lacrados. 

Veja abaixo 20 motivos que podem levar um candidato a ser eliminado do Enem:

1) Estar sem documento de identificação válido. O Edital permite ao candidato apresentar documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) nos respectivos aplicativos oficiais

2) Fazer bagunça e perturbar os outros candidatos.

3) Tentar se comunicar verbalmente ou por escrito durante a prova com outras pessoas que não sejam os da equipe de aplicação.

4) Utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do exame.

5) Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação da prova.

6) Receber, de qualquer pessoa, informações referentes ao conteúdo das provas.

7) Registrar ou divulgar por imagem, vídeo ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado no Enem.

8) Entrar no local de prova armado. Se tiver porte de arma, deverá ser levado a uma sala especial.

9) Sair da sala sem o acompanhamento de um fiscal.

10) Ausentar-se da sala de provas, em definitivo, antes de decorridas duas horas do início das provas.

11) Recusar-se a ser submetido a revista eletrônica, ter os objetos, lanches e artigos religiosos vistoriados.

12) Não permitir que os materiais próprios, como máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano, plano inclinado, caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, sejam vistoriados pelo chefe de sala, exceto o cão-guia, o medidor de glicose e a bomba de insulina.

13) Não guardar os objetos dentro do envelope.

14) Deixar o celular ligado, mesmo dentro do envelope lacrado. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado

15) Fazer anotações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação ou de rascunho antes do início da prova.

16) Destacar página ou parte do Caderno de Questões e/ou da Folha de Rascunho.

17) Ausentar-se da sala com o Cartão-Resposta/Folha de Redação ou qualquer material de aplicação, com exceção do Caderno de Questões, ao deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término do Exame.Não entregar ao chefe de sala, ao terminar as provas, o Cartão-Resposta/Folha de Redação e/ou a Folha de Rascunho.

18) Não entregar ao chefe de sala o Caderno de Questões, exceto se deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término do Exame.

19) Recusar-se a entregar ao chefe de sala o Cartão-Resposta/Folha de Redação e/ou ao término do tempo de prova.

20) Fazer a prova com caneta de tinta azul, verde ou vermelha. Apenas a caneta de tinta preta é permitida

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ocorre neste domingo. Os participantes terão cinco horas para resolver as provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e matemática e suas tecnologias (matemática). Os portões serão abertos às 12h (de Brasília) e fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e terá 5h de duração.

Fonte: SBT News

Tags: Eliminados, enem 2023, objetos proibidos