O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta segunda-feira (3), o resultado das solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Segundo a entidade, a consulta deve ser realizada por meio da Página do Participante.

Aqueles que tiveram os pedidos negados poderão solicitar recurso entre os dias 3 e 7 de julho. A documentação enviada deve conter as correções, conforme inconsistências apontadas pelo Inep. O resultado das solicitações será divulgado no dia 11 de julho.

O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país e, como de costume, contarão com 90 questões sobre linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além de uma redação.

A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal. Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

Ao todo, 3,9 milhões de estudantes realizarão o Enem em 2023, número 13,1% superior em relação ao ano passado, quando as inscrições somaram 3,4 milhões. Entre os candidatos, 620.250 (15,8%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos, enquanto 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o ensino médio.

Confira o cronograma completo do exame:

  • Provas: 5 e 12 de novembro;
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
  • Divulgação do resultado: 16 de janeiro.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, Educação, Enem