A empresa Hotmilhas, integrante do grupo 123 Milhas, anunciou que suspendeu o serviço de compra de milhas pela internet. O site da companhia está fora do ar. Na semana passada, a empresa principal desistiu de emitir passagens inclusive para quem já tinha encomendado viagens.
Segundo a última nota da Hotmilhas, a suspensão de compra e venda de milhas ocorreu por conta de uma forte queda nas vendas da companhia controladora. As empresas têm sede em Belo Horizonte (MG).
A Hotmilhas ainda disse que atrasou o pagamento a clientes previstos para a última sexta-feira (25) e suspendeu temporariamente o serviço de milhas na plataforma.
Milhares de passageiros foram surpreendidos pela 123 Milhas após cancelamento das passagens da linha “Promo”, que deveriam ser emitidas entre setembro e dezembro desse ano. Nessa linha, os bilhetes são mais baratos.
O Procon já recebeu mais de mil reclamações contra a empresa e o Ministério Público abriu inquérito para investigar a situação, já que a 123 Milhas afirmou que os clientes teriam o valor devolvido em vouchers. Especialistas em direito do consumidor, porém, afirmam que as empresas devem oferecer a opção de devolução em dinheiro.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) órgão do Ministério da Justiça, está avaliando a abertura de um processo administrativo e pode aplicar uma multa salgada contra a empresa, podendo chegar a R$13 milhões.
Advogados e o Procon indicam os clientes que se sentiram lesados por conta da não emissão do bilhete, que procurem os órgãos e façam o registro da solicitação. O Procon ainda diz que os impactados pelo cancelamento podem entrar judicialmente para pedir o ressarcimento em dinheiro das passagens compradas.
Fonte: SBT News