CPI da Americanas ouve diretor-presidente da empresa nesta terça-feira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Americanas, da Câmara dos Deputados, vai ouvir nesta terça-feira (13), em audiência pública, o diretor-presidente da empresa, Leonardo Pereira, e o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas Jr.

O tema da audiência é o próprio objeto de investigação do colegiado: as inconsistências da ordem de R$ 20 bilhões detectadas em lançamentos contábeis da Americanas realizados no exercício de 2022 e em exercícios anteriores.

A reunião da CPI está marcada para as 15h. Além da audiência, está prevista a deliberação de três requerimentos, sendo um de convite a Marcel Fukayama para prestar depoimento com o objetivo de auxiliar no entendimento das inconsistências; um de convite a Eduardo Moreira, economista e especialista no mercado financeiro, para falar com o objetivo de auxiliar no entendimento do prolema; e um para que sejam compartilhadas, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), informações acerca de processos admnistrativos e/ou judiciais envolvendo a Americanas.

Para as 17h desta terça, está prevista ainda reunião interna dos integrantes da CPI, para tratar das próximas agendas da comissão.

Fraude

Em fato relevante divulgado hoje, a companhia disse pela primeira vez que houve fraude em suas demonstrações financeiras. “Em reunião do seu Conselho de Administração ocorrida na data de ontem, assessores jurídicos da administração da Americanas apresentaram relatório contendo achados preliminares acerca dos fatos narrados no Fato Relevante de 11 de janeiro de 2023 sobre lançamentos contábeis”, inicia a empresa.

“O relatório apresentado pelos assessores foi baseado em documentos entregues pelo comitê de investigação independente e por documentos complementares identificados pela administração e seus assessores após as reuniões com o comitê. Os documentos analisados indicam que as demonstrações financeiras da companhia vinham sendo fraudadas pela diretoria anterior da Americanas”, complementa.

Fonte: SBT News

Tags: Americanas, cpi, diretor-presidente, empresa