Congresso se prepara para CPMI do 8 de janeiro

Na próxima quarta-feira (26), o Congresso Nacional tem sessão marcada para analisar uma pauta que, por enquanto, tem 26 vetos e projetos de lei que abrem espaço para o reajuste de servidores e o pagamento do Bolsa Família e do piso da enfermagem.

Além desses itens, há expectativa sobre a leitura do requerimento que pede a instalação da CPI mista para investigar as invasões ocorridas em 8 de janeiro, quando os prédios dos três Poderes foram depredados. Marcada para o meio-dia, esta será a primeira sessão conjunta para votação de proposições neste ano, informa a Agência Senado.

A leitura do pedido deveria ter sido na última terça-feira (18), mas a sessão foi adiada, o que provocou uma onda de reclamações de oposicionistas e até tentativa de obstrução de votações. De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o pedido da comissão parlamentar mista de inquérito será lido durante a sessão da próxima quarta-feira, também de acordo com a publicação do site do Senado.

Projeto de lei das Fake News

Já na Câmara, o relator do projeto de lei que trata das Fake News, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), quer apresentar a nova versão da proposta na terça-feira. Entre as alterações está a exigência de que as plataformas se responsabilizem por conteúdos pagos nas redes. O presidente da Câmara, Arthur Lira, quer votar a urgência do projeto de lei. Se aprovada, a proposta não precisa passar por comissões e pode ser levada diretamente ao plenário, ainda nesta semana.

Fonte: SBT News

Tags: 8 de janeiro, Brasil, Congresso, CPMI, parlamentares