O Ministério da Educação (MEC) divulgou os cronogramas do segundo semestre de 2023 para quem pretende cursar o ensino superior utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro é o Sisu, cujas inscrições estarão abertas de 19 a 22 de junho, com resultado no dia 27 deste mês.

Ainda no dia 27 de junho serão abertas as inscrições para o Prouni, que poderão ser realizadas até o dia 30  de junho. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares em todo o país. O resultado será divulgado em duas chamadas: a primeira no dia 4 de julho, e a segunda no dia 24 do mesmo mês. 

Já o Fies, que é o Fundo de Financiamento Estudantil, terá suas inscrições entre os dias 4 e 7 de julho. O resultado será divulgado em chamada única no dia 11 de julho.

Como saber quais as minhas chances?
O MEC informou que em datas próximas às da abertura de inscrições de cada processo seletivo irá divulgar a quantidade de vagas a serem ofertadas nas edições do  segundo semestre deste ano do Sisu, Prouni e Fies, no portal Acesso Único, no endereço eletrônico: acessounico.mec.gov.br

O que é preciso para participar?
Para se inscrever em todos os três processos seletivos é usada como base a nota obtida na edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o Prouni também são válidas as notas do Enem de 2021. Já para o Fies são válidas as notas do Enem a partir de 2010.

É preciso pagar para me inscrever no Sisu, Prouni e Fies?
Não, as inscrições para cada um dos processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no Portal Acesso Único.

Confira o cronograma completo

Sisu
Inscrições: 19 a 22 de junho
Resultado: 27 de junho
Matrícula dos selecionados: 29 de junho a 4 de julho
Lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
Divulgação da lista de espera: 7 de julho
Convocação por meio da lista de espera: a partir de 10 de julho

Prouni
Inscrições: 27 a 30 de junho
Resultado primeira chamada: 4 de julho
Resultado segunda chamada: 24 de julho
Lista de espera: 14 e 15 de agosto
Divulgação da lista de espera: 18 de agosto

Fies
Inscrições: 4 a 7 de julho
Resultado: 11 de julho
Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 12 a 14 de julho
Convocação por meio da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto 

Tags: Brasil, fies, ProUni, Sisu