O chamado “Enem dos Concursos” é considerado a maior prova de seleção para cargos públicos de todos os tempos. Só no primeiro dia do processo, mais de 100 mil candidatos fizeram inscrição. De acordo com as normas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) publicadas em um edital com cerca de 700 páginas, a seleção começa no processo de inscrição, quando o candidato deverá escolher entre oito opções, sendo uma para nível médio e sete para nível superior em 21 órgãos públicos.

Dentro desta última categoria, os postulantes com formação de tecnólogo, licenciatura e bacharelado deverão optar por diferentes áreas de atuação. As 5.948 vagas estão divididas da seguinte forma:

Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)

Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação (597 vagas)

Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)

Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)

Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)

Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)

Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)

Aos candidatos com formação de ensino médio ou técnico foi reservado o Bloco 8 – Nível Intermediário, com 692 vagas sendo 452 para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas e técnico em indigenismo, 100 vagas para Agente de atividades agropecuárias, 100 para Agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e outras 40 para Técnico de laboratório.

Depois de escolhido o bloco temático, os candidatos deverão indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco escolhido. Ou seja, os participantes vão concorrer a mais de um cargo, dentro da área escolhida. Cada um desses blocos terá cinco eixos temáticos.

Cada órgão definiu pesos diferentes para cada eixo temático. Ou seja, mesmo com as vagas agrupadas em um mesmo bloco, os conteúdos cobrados terão pesos diferentes dependendo do cargo selecionado.

De acordo com o edital, nove vezes o número de vagas de cada área terão as provas discursivas da segunda etapa corrigidas aumentando assim a qualidade do certame e a seleção dos candidatos mais aptos.

As inscrições foram abertas nesta sexta-feira (19) e vão até 9 de fevereiro. A taxa de inscrição será de R$ 60, para as vagas de nível médio, e de R$ 90, para as de nível superior. Haverá isenção da cobrança para candidatos de baixa renda, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), assim como para beneficiários do Bolsa Família.

*Com informações do SBT NEWS

Tags: Concurso, dicas, Enem dos Concursos