Ciclone causa destruição em 46 municípios e deixa um morto no RS

A passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina e o Rio Grande do Sul desde a noite de quarta-feira (12) causou a morte de uma pessoa e provocou destruição em diversos municípios. Segundo a Defesa Civil, 46 cidades do RS tiveram prejuízos.

Em coletiva de imprensa nesta manhã, a Defesa Civil do RS informou se tratar de uma mulher, ainda não identificada, que teria sido atingida pela queda de uma árvore em sua residência, em Rio Grande, no sul. Ainda de acordo com o boletim, 11 pessoas ficaram feridas em Sede Nova, no noroeste, a região é a mais afetada até o momento. Uma delas está no hospital, sem risco de morte.

Em São Sebastião do Caí, o Rio Caí subiu 7 metros nas últimas 24h, fazendo com que 45 famílias precisassem ser retiradas de suas casas. Na cidade de Panambi, a chuva fez com que o nível do Rio Fiúza ficasse 3 metros acima do normal, deixando outras 52 pessoas desalojadas. No Litoral, os estragos foram principalmente pelas fortes rajadas de vento. Em Tramandaí, a tradicional Feira do Peixe ficou completamente destruída.

As aulas foram suspensas em todo o estado, tanto nas escolas públicas — estaduais e municipais — quanto nas universidades, e devem retornar somente na sexta-feira (14). No momento, a Região dos Vales e o Alto Uruguai são áreas de atenção. 

O fenômeno, segundo o MetSul, deve provocar fortes rajadas de vento nos estados das regiões Sul e Sudeste ao longo desta quinta-feira (13). Segundo previsão, as rajadas serão, em média, de 80 km/h a 90 km/h em Porto Alegre. No extremo Sul, em Itapuã, assim como na Lagoa dos Patos, as rajadas poderão passar de 100 km/h. O mesmo é esperado no Leste de Santa Catarina, enquanto em locais como Bom Jardim da Serra, o vento deve chegar a até 150 km/h.

Fonte: SBT News

Tags: Ciclone, destruição, municípios, Rio Grande do Sul, santa catarina