Cerca de 75% dos municípios brasileiros já registram casos de dengue

Os casos de dengue continuam aumentando no Brasil. Segundo boletim do Ministério da Saúde, cerca de 75% (4.230) dos municípios já registraram casos prováveis da doença neste ano, chegando ao número de 584.113 infecções em investigação. A cifra é 43% superior em relação ao mesmo período do ano passado.

Em março houve um pico de infecções, fazendo com que os casos prováveis saltassem de 327.938 no dia 17, para 373.380 no dia 20. Atualmente, os estados com maior número de infecções são Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Já em relação aos óbitos, o país registrou 183 ocorrências, enquanto 234 estão sendo investigados.

O aumento de casos de dengue acontece em meio ao período chuvoso, que auxilia a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, quando há água parada. A recomendação é que reservatórios e qualquer local que possa acumular água sejam cobertos com telas, capas ou tampas. O uso de repelentes também é indicado.

Outra medida que irá auxiliar no combate à doença é a vacina. Isso porque, na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo imunizante contra a doença. A aplicação será destinada para pessoas de quatro a 60 anos, com administração via subcutânea (injeção), em esquema de duas doses.

Fonte: SBT News

Tags: Aumento de Casos, Casos de dengue, prevenção, registro