Cerca de 36% dos brasileiros passam mais de 1h por dia no transporte

Cerca de 36% dos moradores das grandes cidades brasileiras passam mais de uma hora por dia no trânsito. O dado é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aponta que 8% da população gasta mais de três horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalho e estudo, enquanto 7% passa entre duas a três horas no trânsito.

Para 29% dos 2.019 entrevistados, o tempo de locomoção aumentou depois da pandemia de covid-19 – período em que muitas empresas adotaram o trabalho remoto. Entre os principais motivos apontados pela demora no trânsito estão a redução das linhas de ônibus (23%), o aumento do fluxo no transporte (20%) e a mudança de rotina (16%).

Ao todo, mais da metade (55%) dos entrevistados afirmaram ter a qualidade de vida afetada devido ao tempo gasto no transporte, aumentando os níveis de estresse. 60% dos participantes alegaram que já se atrasaram por causa do trânsito, enquanto 34% afirmaram que perderam um período do trabalho. 26%, por sua vez, disseram ter perdido alguma reunião importante.

Em meio ao cenário, 32% dos trabalhadores afirmaram já terem deixado de aceitar uma oferta de emprego e outros 10% resolveram trocar de emprego por causa do trânsito. Os dados mostram também que 37% dos participantes cogitaram mudar de trabalho, com a mesma remuneração, apenas para reduzir o tempo gasto no transporte.

Fonte: SBT News

Tags: transporte público