Cerca de 200  imigrantes afegãos, que estavam temporariamente no Aeroporto de Guarulhos, serão transferidos para Praia Grande e acolhidos nas dependências do Sindicato dos Químicos da cidade. Eles serão tratados e receberão três refeições diárias.

O trabalho está acontecendo em parceria com o governo de São Paulo, prefeitura de Praia Grande, prefeitura de Guarulhos, Acnur, Cáritas e outras entidades da sociedade civil envolvidas com a temática. A transferência do grupo deve ocorrer entre esta sexta-feira (30) e sábado (01).

Os imigrantes afegãos que estavam acampados no Aeroporto de Guarulhos (SP). Eles enfrentam um surto de escabiose, conhecida popularmente como sarna. A infecção foi identificada em pelo menos 26 pessoas por médicos de ONGs que ajudam essas famílias. Os doentes foram medicados, mas, como as condições de higiene são precárias, o tratamento não está surtindo o efeito desejado. A escabiose espalhou e ainda não é possível saber quantos imigrantes foram contaminados.

Porque os afegãos estão no aeroporto?

De acordo com a prefeitura de Guarulhos, há atualmente 206 imigrantes afegãos no local. A prefeitura possui apenas 177 vagas para acolhimento de migrante e refugiados, sendo 127 geridas pela cidade e outras 50 do governo estadual. Segundo a administração municipal, todas estão vagas estão lotadas no momento.

Desde 2021, quando os radicais do Talibã assumiram o poder no Afeganistão, milhões de afegãos têm deixado o país. O Brasil passou a ser buscado quando foi publicada uma portaria interministerial, em setembro de 2021, autorizando o visto temporário e a residência por razões humanitárias. 

O que é a sarna humana?

  • É uma doença altamente infecciosa causada por um ácaro comum em ambientes com aglomerações e má higiene.
  • A doença é transmitida pelo contato entre pessoas contaminadas ou mesmo através das roupas que foram usadas pelos doentes.
  • Não é a mesma sarna que atinge animais como os cães, que é causado por outro ácaro.
  • O principal sintoma é a coceira intensa que piora durante a noite, além de lesões vermelhas na pele. Essas lesões normalmente aparecem como uma “trilha”, já que mostram o caminho das larvas do ácaro pela pele da pessoa infectada. 
  • O tratamento é feito com medicamentos e também inclui medidas de higiene, como a troca diária de roupas de uso e roupas de cama. Isso porque os ácaros podem viver nas roupas por alguns dias e voltar a infectar quem já se curou.

Fonte: SBT News

Tags: afegão, encaminhados, litoral, serão