Brasil tem 6 milhões de mulheres a mais do que homens

Novos dados do Censo 2022 foram divulgados nesta sexta-feira (27), e trouxeram informações sobre a distribuição de brasileiros, levando em consideração o recorte da população de acordo com o sexo.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 51,5% (104.548.325) da população residente no Brasil é de mulheres e 48,5% (98.532.431) de homens, o que revela a diferença de 6 milhões de mulheres a mais em relação à quantidade de homens.

Para a gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Izabel Marri, os números demonstram que mais homens tendem a não chegar à idade adulta, bem como o fato de a taxa de mortalidade infantil masculina também ser maior.

Isso está relacionado com a maior mortalidade dos homens em todos os grupos etários: desde bebê até as idades mais longevas, a mortalidade dos homens é maior. Além disso, nas idades adultas, a sobremortalidade masculina é mais intensa. E, com o envelhecimento populacional, a redução da população de 0 a 14 anos e o inchaço da população mais idosa há um aumento da proporção de mulheres, já que elas sobrevivem mais em relação aos homens”, conta.

A região Sudeste ocupa o primeiro lugar, desde 2000, na área com a menor proporção de homens, e, em 2022, obteve a de 92,9 homens para cada 100 mulheres.

A região onde a igualdade é mais próxima em quantidade por sexo é a região Norte, com 99,7 homens para cada 100 mulheres. Esta é a primeira vez na série que essa região se mostrou com maior número de mulheres do que homens.

As unidades da federação com menores razões de sexo são Rio de Janeiro (89,4), Distrito Federal (91,1) e Pernambuco (91,2).

Apenas Mato Grosso (101,3), Roraima (101,3) e Tocantins (100,4) registraram uma quantidade maior de homens do que mulheres.

O Censo Demográfico é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos.

Os resultados do universo da população por idade e sexo do Censo Demográfico 2022 apresentam a distribuição da população residente no país segundo grupos etários e sexo, além de alguns indicadores derivados dessas informações, como a idade mediana, o índice de envelhecimento e a razão de sexo, para Brasil, grandes regiões, unidades da federação, concentrações urbanas e municípios.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil tem 6 milhões de mulheres, Censo 2022