Cartórios de protesto lançam ferramenta que ajuda cidadãos a evitar protestos indevidos

Já pensou ser avisado sempre que um título protestado em seu CPF ou CNPJ for registrado em algum Cartório de Protesto do país? Agora isso já é possível através da nova ferramenta lançada pelos Cartórios de Protesto: o “Avise-me”.

A ferramenta é gratuita e traz grandes benefícios para os usuários, pois, além de evitar fraudes, ele monitora o CPF ou CNPJ e envia avisos sempre que um título for apresentado para protesto em qualquer serventia extrajudicial do Brasil. Através do “Avise-me”, o usuário pode regularizar a sua situação antes do protesto ser efetivado.

Mas como funciona esse serviço? É bem simples! Para o usuário receber alertas automáticos avisando sobre sua situação nos Cartórios de Protesto, basta cadastrar seus dados pessoais ou da sua empresa na plataforma da Central Nacional de Protesto – a CENPROT. Após fazer o cadastro, o usuário receberá notificações, por mensagens de texto (SMS) ou por e-mail, sempre que uma dívida sua ou da empresa for apresentada a protesto.

Para o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Paulo de Tarso Guedes Carvalho, a ferramenta é uma grande aliada na prevenção de golpes, pois o usuário cadastrado saberá sempre que uma dívida em seu CPF ou CNPJ for lançada em algum Cartório de Protesto do Brasil. “O Avise-me é uma iniciativa de extrema importância para o cidadão brasileiro e um grande avanço na modernização dos cartórios, pois torna o processo mais eficiente contra fraudes. O usuário recebe o aviso mesmo antes de receber a notificação física no endereço relacionado à dívida protestada, um grande avanço para a comunicação entre os credores, devedores e cartórios, pois evita atrasos nos pagamentos das dívidas e reduz os golpes do protesto realizados em todo o país”, frisou o presidente.

Para realizar o cadastro no “Avise-me” basta se cadastrar no site www.pesquisaprotesto.com.br por meio de um certificado digital (pessoa física ou jurídica), padrão ICP Brasil ou por meio da assinatura digital no portal www.gov.br. Simples, rápido e seguro!

Os Cartórios de Protesto vêm ao longo dos anos modernizando seus serviços para oferecer soluções inovadores e eficientes para toda a sociedade brasileira que utiliza o protesto de títulos e outros documentos para recuperação de dívidas não pagas. Diversos serviços que antes eram realizados somente nos balcões das serventias extrajudiciais agora podem ser feitos sem sair de casa, através da internet, pela CENPROT.

Segundo Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB-MA, a ferramenta já está disponível para uso e pode ser acessada por qualquer pessoa interessada em monitorar seus títulos apresentados a protesto nos cartórios de todo o Brasil. “Todos que quiserem se cadastrar para receber notificações do Avise-me já podem realizar o procedimento. O cadastro é rápido, simples e possui segurança jurídica. Assim, toda vez que algum título seu ou da sua empresa for levado a protesto, você receberá um aviso, evitando que seu nome ou da sua empresa fique sujo ou que caia em golpes do falso protesto”, ressaltou.

A iniciativa é válida para dívidas realizadas em qualquer um dos 3.760 Cartórios de Protesto do país e abrange todas as formas de apresentação de dívidas, sejam físicas ou digitais.

Fonte: Ascom

Tags: cartório protesto, cnpj, cpf