Cannabis: derivados autorizados no Brasil podem ser consultados na Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem regulamentada a lista de produtos de cannabis desde 2019, bem como as regras para que esses possam estar disponíveis nas prateleiras.

Atualmente, existem 25 produtos de cannabis autorizados no país. O consumidor pode consultar a lista no site especial da Anvisa para produtos derivados de cannabis. Quando se trata de medicamento, só existe 1 registrado no Brasil.

Os produtos de cannabis não tem indicação pré-aprovada, pois não contam com dados conclusivos de eficácia e segurança no nível exigido para o registro como medicamento.

A indicação e a forma de uso, bem como a população alvo são definidas pelo médico ou médica do paciente. Assim, esses produtos podem ser utilizados sem outras alternativas terapêuticas, conforme orientação e prescrição, enquanto os estudos clínicos confirmatórios da eficácia são concluídos para que eles possam ser então, futuramente, registrados como medicamentos.

Já o medicamento possui indicações específicas comprovadas e validadas por meio de estudos clínicos, tal qual qualquer outro medicamento. Em casos excepcionais é possível importar medicamentos à base de cannabis. Mas as normas são bem restritas. O uso é pessoal, além de ter cadastro e aprovação prévia da Anvisa.

Benefícios

Jussara* conta como a vida da mãe melhorou depois que ela, com 79 anos e diagnóstico de Alzheimer, passou a usar o óleo de cannabis. “Ela aponta a casa, a igreja, gosta de conversar, de ir na rua. Eu falo que está serelepe. Vejo que está tendo essa vontade de vida”, releva Jussara.

Fundada em 2018 por sócios brasileiros, a GreenCare está avançando rapidamente no projeto de se consolidar como a principal farmacêutica especializada em cannabis medicinal do país e dona do maior portfólio disponível nas farmácias nacionais.

Com uma nova rodada de captação de recursos aberta, já dedicou R$ 15 milhões para pesquisas de potencial terapêutico de seus produtos e estudos clínicos e planeja dobrar o volume investido em iniciativas dessa natureza, em busca do registro de medicamento para os produtos, ao mesmo tempo ampliar a presença no varejo farmacêutico.

Atualmente a empresa tem três autorizações sanitárias para comercialização de produtos à base de canabinoides e outros dois produtos na fila aguardando o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além de outros cinco que serão submetidos ao órgão regulador nos próximos meses, totalizando 10 produtos até 2024.

* Nome fictício para preservar a identidade da personagem

Informações do SBT News | Sandra Santos

Tags: Brasil, cannabis, legalização da maconha, maconha