Brasil tem apenas 16% da população imunizada com vacina bivalente contra covid-19

A adesão à dose bivalente da vacina contra covid-19 continua lenta no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento, apenas 16% da população recebeu o imunizante desde fevereiro deste ano. São Paulo e Distrito Federal lideram o ranking de aplicações, com 21% e 20% de adesão, respectivamente.

A vacina bivalente promete aumentar a proteção contra cepas já identificadas da covid-19, diminuindo o número de mortes e internações pela doença. A aplicação está disponível para brasileiros que tenham recebido as duas doses do esquema inicial de vacinação, com intervalo de ao menos quatro meses da última dose.

Hoje em dia, duas vacinas bivalentes são aplicadas no Brasil. A Spikevax, produzida pela Moderna, é indicada para pessoas a partir dos seis anos, enquanto a Comirnaty, da Pfizer, é recomendada para maiores de cinco anos. Ambos os imunizantes, utilizados como doses de reforço, são constituídos pela cepa original da covid19 e por uma variante da ômicron.

“Mesmo que você já tenha tomado as duas doses do esquema primário, é necessário tomar a dose de reforço, já que, com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus. Se cada vez mais pessoas se protegerem por meio da vacinação, o coronavírus pode se tornar uma doença cada vez menos frequente”, afirmou o ministério.

Fonte: SBT News.

Tags: COVID-19, Saúde, vacina