Brasil bate recorde de hospitalizações por trombose venosa

O Brasil bateu recorde de casos de trombose venosa em 2023. Só nos oito primeiros meses do ano, 165 pessoas foram hospitalizadas, por dia, na rede pública de saúde, para tratamento da doença. A conclusão é de um levantamento inédito da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), com base em dados do Ministério da Saúde.

Ainda segundo o estudo, entre janeiro de 2012 e agosto de 2023, mais de 489 mil brasileiros foram internados para tratar da doença. Para a entidade, os dados evidenciam a necessidade de conscientização da sociedade sobre hábitos mais saudáveis, além de cuidados diários relacionados à saúde vascular.

A trombose pode acometer várias regiões do corpo e tem como sintomas inchaço, dor e mudança de coloração na pele. Os fatores de risco são o sedentarismo, o uso de pílula anticoncepcional, tabagismo, obesidade e fatores hereditários.

A doença também pode ter consequências trágicas, conforme explica o médico Armando Lobato, que integra a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. “Essa trombose nada mais é que um coágulo. E esse coágulo pode se desprender da veia e chegar no pulmão da gente, causando a embolia pulmonar, e ela pode levar a uma taxa de mortalidade nos casos diagnosticados acima de 15%”, explica o cardiologista.

O médico destaca ainda que a prevenção da trombose passa por uma mudança de hábitos. “Parar de fumar, por exemplo. Uma pessoa com sobrepeso ou uma pessoa obesa, ela tem um risco maior de trombose, na própria mobilidade”, observa o doutor Armando Lobato.

 

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, hospital, Saúde