Brasil assume presidência do G20: “Os olhos do mundo estão voltados para nós”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, nesta 6ª feira (1º.dez), um pronunciamento nas redes sociais para marcar o início da presidência do Brasil à frente do G20 — grupo que reúne 19 países, União Europeia e União Africana.

Em sua fala, Lula afirmou que ocupar o posto “é uma honra e um compromisso” e que o papel do país nesta liderança, que dura até 2024, será mostrar às grandes potências mundiais a importância da promoção da igualdade e dos investimentos na luta pela preservação do meio ambiente.

O presidente falou, ainda, que tem o compromisso de colocar o combate à fome e a extrema pobreza no centro da agenda internacional. “Não é possível que tanto dinheiro continue na mão de tão poucas pessoas e tantas pessoas não tenham dinheiro para comer o mínimo necessário para a sua sobrevivência”, afirmou.

Lula também disse que irá trabalhar para convencer os países ricos de que “não existem dois planetas Terra” e que há urgência no enfrentamento à crise climática.

O presidente justificou a sua fala ao afirmar que irá tentar conscientizar os países mais ricos a fazer uma compensação financeira ao planeta, uma vez que, segundo ele, construíram suas riquezas através da exploração dos recursos naturais.

“Esse enfrentamento não terá sucesso sem compensação financeira desses países que, ao longo da história devastaram o meio ambiente em nome do progresso a qualquer custo”, disse.

Neste contexto, o presidente salientou a intenção do Brasil em lutar em prol da transição energética, colocando o Brasil como um motor com alto potencial para a produção de energia verde.

Lula também se comprometeu a lutar por uma nova governança global, contra desigualdades sociais, violência contra a mulher e a favor promoção de políticas de produção do trabalho e do emprego.

O mandato do Brasil na presidência do G20 termina em novembro de 2024, quando o país sediará a cúpula do grupo.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, G20, Lula, mundo