Boate Kiss: jornalistas revisitam cobertura da tragédia em série

A tragédia da boate Kiss, que completa dez anos nesta sexta-feira (27), é revisitada na série especial Além da Notícia, com foco na cobertura jornalística do sinistro.

Em cada capítulo, os profissionais relembram o trabalho cumprido em meio à atmosfera devastadora que encobriu a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul – a começar dos primeiros chamados, ainda na madrugada de 27 de janeiro de 2013.

Uma das entrevistadas, a repórter Gabriela Lerina discorre sobre ter mantido o profissionalismo diante do desespero das famílias e uma contagem de corpos que parecia não ter fim.

“A cada quilômetro [de Porto Alegre a Santa Maria], aumentava o número de mortos. Saímos com quatro ou cinco, depois nove, depois onze […]. Aquilo não acabava. Eu não acreditava no que estava acontecendo”, relembra Gabriela.

A equipe da repórter foi uma das primeiras a entrar na cidade, onde Gabriela decidiu seguir para o Centro Desportivo Municipal Miguel Sevi Viero – o Farrezão. Ela lembra que as primeiras vítimas fatais do incêndio já estavam sendo levadas ao ginásio e “que, principalmente, as informações estavam lá”. 

Infeliz e inevitavelmente, os lados profissional e pessoal entrariam em choque. “[No ginásio] uma pessoa, com uma prancheta da Prefeitura, lia os nomes das pessoas que tinham morrido.

E havia uma fila de mães”, lembra Gabriela, que testemunhou familiares caírem de desespero, literalmente, a cada nome confirmado.

Além de Gabriela Lerina, Luciane Kohlman (repórter) e Matheus Giglio (editor) também revisitam suas experiências na cobertura da tragédia. Kohlman faz um breve comparativo com seu trabalho na cobertura do acidente do voo 3054 da TAM, em 2007.

A repórter também traz lembranças mais recentes – ela acompanhou o julgamento dos réus, apontados como responsáveis pelo incêndio, em 2020. 

Sob a alegação de falhas nos procedimentos formais – e o trauma físico e psicológico de sobreviventes e familiares – o júri acabou anulado pela 1ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. 242 pessoas perderam a vida na tragédia da Kiss.

Além da Notícia foi idealizada e dirigida por Leonardo Bonesso, jornalista da sucursal gaúcha do SBT RS. Os episódios estão disponíveis no canal oficial do SBT News no Youtube.

A tragédia também é tema da série Todo Dia a Mesma Noite, baseada no livro homônimo da jornalista Daniela Arbex e já disponível na Netflix. 

Tags: boate kiss, Brasil, cobertura jornalística, incêndio, jornalismo, tragédia