Bancos anunciam mutirão para renegociação de dívidas; veja condições

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irá promover, a partir do dia 1º de março, um mutirão para que os consumidores consigam renegociar dívidas em atraso. Durante o período, que acontece até o último dia do mês, serão oferecidos descontos e prazos especiais de pagamento da dívida, a critério de cada instituição bancária.

Segundo a Febraban, podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia – como veículos, motocicletas e imóveis. O processo pode ser feito diretamente no banco ou pelo portal Consumidor.gov.br.

Caso o consumidor esteja superendividado, ou seja, impossibilitado de quitar e manter a própria subsistência ou da família, a orientação é procurar o Procon mais próximo e pedir orientação. O Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que, em janeiro, aproximadamente 65,19 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Dos dividendos, 15 milhões estavam na faixa etária de 18 a 29 anos, enquanto 6,7 milhões tinham acima 65 anos.

“Durante o Mutirão Nacional, os bancos irão oferecer condições especiais para que o consumidor possa organizar a sua vida financeira. O consumidor também terá acesso a uma série de conteúdos que podem ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com suas finanças”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, dívidas, Febraban, negociação