Banco Central libera consulta ao “dinheiro esquecido”; veja como acessar

O Banco Central libera, a partir das 10h desta terça-feira (28), a consulta à plataforma Valores a Receber, que mostra se há algum dinheiro esquecido em agências bancárias. Na nova fase da iniciativa, a agência implementou uma série de novidades, como a consulta por herdeiros ou representantes legais de valores deixados por falecidos.

Atualmente, o Banco Central calcula R$ 6 bilhões para serem devolvidos para 38 milhões de CPFs e 2 milhões para CNPJs. Os valores são decorrentes de contas-correntes ou poupança; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.

Veja como realizar a consulta:

  • Acesse site (valoresareceber.bcb.gov.br);
  • Use o CPF ou CNPJ para consultar se há valores a receber;
  • Em caso positivo, guarde a data informada pelo sistema;
  • Se ainda não tiver o cadastro no site Gov.br, é possível fazer o registro no site ou aplicativo. Para solicitar os recursos, será preciso um cadastro nível prata ou ouro;
  • Acesse novamente o site na data informada e use o login Gov.br para acessar o sistema, saber o valor disponível e solicitar a transferência.

Os pagamentos estão previstos para serem iniciados no dia 7 de março e devem ser transferidos, preferencialmente, via PIX. Caso o cliente faça o pedido de resgate sem indicar uma chave PIX, a instituição financeira escolhida pelo cidadão entrará em contato para realizar a transferência. 

Não caia em golpes

Em meio à retomada das consultas, que estavam suspensas desde abril do ano passado, o Banco Central alerta para tentativas de golpes. Segundo a agência, os consumidores devem ignorar mensagens recebidas pelo WhatsApp e, principalmente, evitar clicar em links enviados por números desconhecidos. Confira outros cuidados:

  • Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos;
  • Nunca forneça senhas. Ninguém está autorizado a fazer tal solicitação;
  • O Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais;
  • Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar o cidadão.

Fonte: SBT News

Tags: Banco Central, dinheiro, valores