Avanço da tecnologia traz desafios para mídia e na formação do senso crítico

Na manhã desta quinta-feira (25) acontece o Encontro Internacional de Educação Midiática, que acontece na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

Com o tema Educação Midiática para a Democracia e Equidade Social, os representantes Adauto Soares, da UNESCO, Jonathan Austine, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos e Patrícia Blanco, do Instituto Palavra Aberta abriram o evento para abordar a importância da informação, do jornalismo e da formação de audiência crítica, além do cenário da educação midiática pelo mundo.

O encontro reúne alunos e especialistas para discutir o cenário da educação midiática, o problema da desinformação e como formar o senso crítico da sociedade e dos estudantes.

Durante o dia diversos temas sobre educação midiática serão discutidos em mesas e painéis que vão abordar o papel da mídia, da educação, diante dos desafios impostos pela cultura da desinformação no país e no mundo.

Para Jonathan Austine, da Embaixada dos Estados Unidos, a questão da educação midiática tem a importância “para formar cidadãos críticos e engajados”.

Para o representante da Unesco, Adauto Soares, com o desenvolvimento da comunicação e o boom das novas tecnologias, a “educação midiática torna-se cada vez mais importante”. 

Além disso, que a transformação da tecnologia, como a digitalização da vida humana, trouxe desafios para a mídia.

“Que a educação Midiática seja um suporte para entender a realidade no ambiente digital”, diz Soares.

O representante da Unesco também argumenta que o jornalismo precisa ser valorizado e aprimorado, para a formação de senso crítico.

“O bom jornalismo não pode florescer sem bons cidadãos”, explica.

Para a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, o tema da educação midiática é discutido há mais de cinco anos em uma época que o assunto não era citado na internet e atualmente vem ganhando mais importância no cenário acadêmico e na discussão da sociedade.

“Hoje existem mais de um milhão de menções [sobre educação midiática]”, celebra Blanco.

Fonte: SBT News

Tags: desafios, Mídia, senso crítico, tecnologia