A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um alerta sobre a mistura indevida de produtos de limpeza. Segundo a entidade, em maio, foram registrados três casos de intoxicação em âmbito hospitalar, envolvendo a mistura de saneantes à base de quaternários de amônio, biguanida e hipoclorito a 1%. 

Entre os sintomas apresentados pelos profissionais intoxicados foram relatados irritação na pele e nos olhos, ardência no nariz, dor de cabeça, além de manchas vermelhas e coceira por todo o corpo. Um dos trabalhadores ainda precisou de atendimento médico especializado – caso classificado como evento adverso grave.

“Além de respeitar, rigorosamente, as instruções do fabricante com relação às condições de uso dos saneantes, é fundamental evitar misturas e/ou interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares”, disse a Anvisa.

A entidade fez um alerta especial sobre a mistura de saneantes que contenham cloro e amoníaco, uma vez que a combinação libera gases tóxicos. Em casos leves, sintomas como irritação nos olhos, garganta e pulmões podem durar cerca de 24h. Já em casos mais graves, a inalação da mistura pode levar ao coma e à morte por pneumonia química.

Fonte: SBT News

Tags: alerta, Anvisa, intoxicações, produtos de limpeza