A expectativa é que os mercados sejam reabertos em breve
-fevereiro 2, 2026
A expectativa é que os mercados sejam reabertos em breve
O Brasil voltou a ser considerado um país livre da influenza aviária, após cumprir os protocolos internacionais que exigem 28 dias sem novos registros da doença em granjas comerciais. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que notificou oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O único caso de gripe aviária registrado em criação comercial no país ocorreu em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, no dia 16 de maio. A confirmação laboratorial foi feita em 22 de maio. Após a desinfecção completa do local, teve início o chamado “período de vazio sanitário”, que agora foi concluído com sucesso.
Com a recuperação do status sanitário, o Mapa já iniciou o processo de notificação aos países que haviam imposto restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas. A expectativa é que os mercados sejam reabertos em breve.
A gripe aviária é uma doença que afeta principalmente aves, mas pode infectar mamíferos, como bovinos, e raramente seres humanos. A transmissão ocorre pelo contato com aves contaminadas ou por meio de água e materiais infectados.
O Ministério da Agricultura reforçou que carnes e ovos continuam seguros para o consumo, desde que devidamente cozidos ou preparados de forma adequada.