Dia Mundial do Rock é celebrado no país nesta quinta-feira (13); entenda
Dia Mundial do Rock é celebrado no país nesta quinta-feira (13); entenda
Nesta quinta-feira (13), os amantes do rock em todo o Brasil celebram o Dia Mundial do Rock, uma data que se consolidou no país a partir de 1990. Essa celebração é especial, principalmente porque o Brasil ocupa atualmente a terceira posição entre os países que mais ouvem rock no mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Spotify.
O Dia Mundial do Rock existe graças a um pedido feito por Phil Collins, renomado ator, cantor e baterista britânico. Em 13 de julho de 1985, aconteceu um dos maiores festivais de rock de todos os tempos: o Live Aid, um megaevento transmitido ao vivo pela BBC, que tinha como objetivo arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Mais de 1,5 bilhão de espectadores acompanharam o festival.
Com shows simultâneos em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, as maiores bandas de rock da época subiram aos palcos, incluindo The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath e, é claro, Phil Collins, vocalista do Genesis, que se apresentou nos dois países no mesmo dia.
Durante o evento, Phil Collins proferiu uma declaração entre suas icônicas apresentações, afirmando que o que estava acontecendo ali era tão importante e único na história da música que deveria ser marcado como o “Dia Mundial do Rock”.
Embora a data seja comemorada somente no Brasil, é interessante observar que outros países, incluindo a Inglaterra e os Estados Unidos, considerados berços do gênero, possuem suas próprias datas dedicadas ao rock.
Os norte-americanos têm três datas distintas para celebrar o rock. A primeira é em 9 de fevereiro, em referência ao primeiro show dos Beatles nos Estados Unidos. A segunda, defendida por especialistas, é celebrada em 5 de julho, aludindo à gravação de “That’s All Right” por Elvis Presley.
Por fim, outros estudiosos argumentam que o Dia do Rock deveria ser comemorado em 9 de julho nos Estados Unidos, em virtude do programa “American Bandstand”, apresentado por Dick Clark, um dos principais disseminadores do rock no país.
O certo é que desde que rádios paulistas propuseram que o dia fosse celebrado anualmente no Brasil, os fãs aderiram à ideia e comemoram o Dia Mundial do Rock nas redes sociais, em festas, bares e eventos diversos.
Fonte: SBT News