A previsão aponta um bom desempenho das lavouras, impulsionado por boas produtividades.
A previsão aponta um bom desempenho das lavouras, impulsionado por boas produtividades.
O Brasil está próximo de alcançar um recorde na produção de grãos na safra 2024/25, com estimativa de 336,1 milhões de toneladas, um aumento de 13% (38,6 milhões de toneladas) em relação ao ciclo anterior. A previsão, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta um bom desempenho das lavouras, impulsionado por boas produtividades, de 4.108 kg por hectare, e aumento de 2,3% na área cultivada, que totaliza 81,8 milhões de hectares.
O milho, principal produto da segunda safra, deve ter uma produção de 128,3 milhões de toneladas, com uma colheita de 101 milhões de toneladas, aumento de 12,2% em relação ao ano passado. A expectativa é resultado de condições climáticas favoráveis e manejo eficiente dos produtores.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Outros destaques incluem algodão, com previsão de 3,9 milhões de toneladas, elevando-se 5,7% em relação à safra anterior, apesar de chuvas irregulares afetarem a produtividade. A colheita de arroz, que já está quase concluída, deve produzir 12,15 milhões de toneladas, 14,9% a mais. O feijão, cultivado em três ciclos ao ano, deve atingir 3,17 milhões de toneladas, garantindo o abastecimento interno.
A soja, que já teve a colheita concluída, deve alcançar 169,6 milhões de toneladas, um aumento de 21,9 milhões de toneladas em comparação ao recorde do ano passado, impulsionada pelo uso de tecnologia e boas condições climáticas em grande parte das regiões produtoras.