Entre eles estão casarões sob proteção estadual e federal, localizados, entre outras áreas, nas ruas da Palma, dos Afogados e Afonso Pena.
-janeiro 28, 2026
Entre eles estão casarões sob proteção estadual e federal, localizados, entre outras áreas, nas ruas da Palma, dos Afogados e Afonso Pena.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) atua de forma integrada no monitoramento e na orientação de medidas preventivas relacionadas à segurança de imóveis com risco estrutural. O trabalho envolve a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão e a Diretoria de Atividades Técnicas, em apoio a outros órgãos responsáveis.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com o mapeamento da Defesa Civil Estadual, pelo menos 70 imóveis da região monitorada apresentam algum tipo de precariedade estrutural. Entre eles estão casarões sob proteção estadual e federal, localizados, entre outras áreas, nas ruas da Palma, dos Afogados e Afonso Pena.
As vistorias são realizadas sob demanda e também como apoio a outros órgãos públicos. Durante as inspeções, as equipes identificaram problemas recorrentes, como infiltrações, umidade, degradação de estruturas de madeira, falta de manutenção e reformas feitas de forma inadequada.
Quando são constatadas irregularidades, o Corpo de Bombeiros emite notificações aos responsáveis pelos imóveis e também às autoridades competentes. Nesses casos, cabe ao município realizar o mapeamento detalhado dos riscos, prestar auxílio à população e, se houver descumprimento das determinações, encaminhar a situação para a esfera judicial.