As páginas fraudulentas foram descobertas por pesquisadores da ESET, empresa de segurança digital.
-dezembro 4, 2025
As páginas fraudulentas foram descobertas por pesquisadores da ESET, empresa de segurança digital.
Com a chegada da Black Friday, pesquisadores da empresa de segurança digital ESET encontraram páginas fraudulentas de grandes varejistas oferecendo produtos com descontos atrativos para capturar vítimas. Os golpistas adicionavam URLs falsos para que o pagamento realizado não chegasse às empresas verdadeiras.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com as investigações, os sites reproduziam visualmente as lojas verdadeiras, como Shopee e Havan, ofertado promoções de 70% de desconto para pagamento via Pix. Segundo especialistas, essa forma de pagamento é um dos principais sinais de alerta de golpes.
Os links fraudulentos que imitam as grandes varejistas vêm sendo anunciados em rede sociais, e-mails e mensagens de SMS. Ao acessá-las, o consumidor é instigado para realizar a compra com elementos de tempo e escassez do produto. Durante o pagamento, os usuários são induzidos a passar seus dados pessoais, podendo ser usados em golpes posteriores.
Especialistas recomendam que o primeiro passo a observar, se o site é confiável ou não, é o endereço do site que utilizam o “.com.br”. Digitando o endereço diretamente no navegador ou acessando a loja pelo aplicativo oficial, o risco de cair em páginas fraudulentas é reduzido.
Preços muito abaixo do valor normal e anúncios de redes sociais são outros fatores que devem emitir um alerta nos compradores na hora de aproveitar as promoções da Black Friday.
Quem for vítima deve agir rapidamente: é possível solicitar ao banco o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que tenta reverter o valor enviado via Pix, desde que o pedido seja feito o quanto antes.