Período de transições climáticas é quando normalmente aumentam as doenças respiratórias, entre as mais comuns estão: resfriado, rinite, broncopneumonia, bronquiolite, bronquites alérgicas e catarrais.
A pneumologista pediátrica, Jackellyne Monteiro Macatrão, destaca que em crianças é preciso ter uma maior preocupação, principalmente na faixa etária de zero a dois anos de vida. “Após isso a criança possui sistema imunológico mais desenvolvido, sendo assim mais fácil resolver essas questões, afirma a especialista”.
Exposição ao sol de forma moderada, evitar aglomerações, uma alimentação saudável são boas formas de melhorar a imunidade, e consequentemente, prevenir doenças.
Alguns alimentos essenciais para melhorar a imunidade são as frutas cítricas, como laranja e limão, e também verduras como tomate, cenoura e abóbora, ricas em vitamina A. Já alguns alimentos tem poder curativo, como gengibre é alho.
A pneumologista pediátrica reforça que em qualquer situação de doença é importante procurar ajuda médica, mas a assistência com um profissional de saúde deve ser feita mesmo antes de algum problema no quadro clínico.
Com informações do repórter Eduardo Ericeira