Sorriso e autoestima: uma relação mais íntima do que você imagina

Já deu um sorriso hoje? Sorrir traz uma série de benefícios para a saúde. Quando sorrimos, liberamos endorfinas, que atuam como analgésicos naturais, reduzindo o estresse e promovendo uma sensação de felicidade. Além disso, o sorriso estimula o sistema imunológico, fortalecendo a resposta do organismo contra doenças. Para muitas pessoas, porém, problemas dentais fazem com que esse gesto tão simples e tão benéfico à saúde seja, na verdade, fonte de incômodos e insegurança.

O dentista da Hapvida Interodonto, Matheus Sebe, explica que o sorriso está intimamente ligado à autoestima. “Se as pessoas não sentem confiança na forma em que o sorriso delas se apresenta, isso as leva a se retraírem um pouco mais e a não se sentirem confiantes nas relações com aqueles ao seu redor e consigo mesmas”, explica.

De acordo com dados do IBGE e do Ibope, 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente, incluindo 45% dos cidadãos com mais de 60 anos. Matheus Sebe explica que aspectos como a falta de dentes, bem como a coloração ou o posicionamento da dentição, são aspectos que podem ser tratados de modo a devolver a autoconfiança e fazer com que o indivíduo resgate os benefícios do ato de sorrir.

TRATAMENTO

O profissional reforça a importância de procurar o profissional adequado para obter o devido tratamento. “Se você já percebeu que tem algo no seu sorriso que te incomoda e queira fazer essa mudança, procure um profissional dentista para elencar os problemas e tratamentos devidos”, orienta.

Segundo ele, além dos benefícios para a saúde e autoestima, o sorriso tem benefícios para a vida pessoal e profissional. “Quando você se sente bem com o seu sorriso, você se sente melhor consigo mesmo, e essa confiança te leva a abrir portas”, conclui.

Fonte: Assessoria

Tags: autoestima, sorriso, tratamento