O Dia do Fonoaudiólogo é celebrado no dia 9 de dezembro. A data marca a regulamentação da profissão no Brasil, ocorrida em 1981.

O fonoaudiólogo é o profissional que pesquisa e trata distúrbios de comunicação oral e escrita. Os profissionais dessa área são indicados para: diagnósticos e tratamento dos distúrbios da fala, linguagem, cognitivos e de deglutição em pessoas de todas as idades, inclusive os bebês.

O Difusora ON selecionou cinco principais motivos para você ficar atento e  procurar o tratamento com um fonoaudiólogo.

Dificuldades na fala – Condição que afeta crianças, adultos ou idosos. Entre as dificuldades de fala mais comuns estão: língua presa, confusão com fonemas, troca de letras e gagueira. Os problemas de fala também podem ser encontrados na leitura e na escrita, como exemplo: a troca de letras que pode indicar a dislexia.

Respiração oral – É prejudicial ter o costume de respirar pela boca, acordado ou dormindo. Além de diminuir a imunidade, por inspirar ar não filtrado, o hábito causa deformações na arcada dentária e no palato. Entre outras situações, isso leva a problemas na deglutição e dicção.

Disfagia/Dificuldade em deglutir – A fonoaudiologia auxilia no tratamento de pacientes com disfagia, que é a dificuldade em deglutir.

Doenças comuns à terceira idade –  Algumas doenças com maior incidência em idosos podem ocasionar dificuldades na fala e na deglutição de alimentos. A função da fonoaudiologia nesses casos é na melhoria da qualidade de vida, solucionando ou atenuando a adversidade trazida por doenças neuromusculares como Parkinson e Alzheimer, entre outras.

Perda da audição – Seja a perda de audição verificada ainda no recém-nascido ou adquirida ao longo da vida, a fonoaudiologia está presente para auxílio aos pacientes.

 

Tags: cuidados com a voz, fonoaudiólogo, Voz