Procurando um exercício capaz de trabalhar diversos grupos musculares, prazeroso, emagrecedor, que promove bem-estar físico e mental, além de ter baixo impacto para o corpo? Se sim, a natação pode ser a resposta!

Quase sem restrições, a natação é um excelente exercício para promover qualidade de vida através de um exercício que diminui o estresse das articulações, melhorando dores crônicas, capacidade respiratória e saúde cardiovascular.

Veja os benefícios e as dicas para começar a praticar natação:

Sem restrição de idade e indicada para quase todos, a natação traz diversos benefícios para saúde.
Sem restrição de idade e indicada para quase todos, a natação traz diversos benefícios para saúde.Fonte:  Shutterstock 

Diversão e saúde

Quando falamos em esportes, muitas vezes consideramos apenas os benefícios para a saúde. Com o tempo a prática pode se tornar prazerosa, mas não é incomum ouvirmos que o exercício é realizado na “força do ódio”.

A natação pode aliar a diversão ao exercício físico, em qualquer idade e mesmo na presença de alguns problemas de saúde.

Desconforto e dores nas articulações, dificuldade de movimentação, problemas respiratórios e cardíacos, entre tantos outros fatores, podem tornar esportes como corrida, musculação e ciclismo, contraindicados para algumas pessoas.

No entanto, a natação é um exercício de baixo impacto que trabalha a bilateralidade, promove a melhora do equilíbrio, das funções cardíaca e respiratória, além de trabalhar grandes grupos musculares no corpo todo.

Todas as idades são bem-vindas para a prática da natação.
Todas as idades são bem-vindas para a prática da natação.Fonte:  Shutterstock 

Conheça os 6 principais benefícios da natação para sua saúde

1. Mais força muscular

A natação trabalha quase todos os músculos do corpo, e com a prática contínua do exercício, pode promover o ganho ou a recuperação da força muscular, aumento do tônus e maior resistência das fibras.

2. Coração e pulmões mais fortes

Como um exercício aeróbico, a natação promove melhora da capacidade cardiovascular dos praticantes, atuando também para o aumento da capacidade pulmonar e minimizando riscos para doenças.

3. Sem restrição de idade

Não há restrições de idade para a prática da natação. Existem programas que incentivam o ensino do exercício para bebês e crianças, que atua em um papel duplo, servindo como fator protetivo contra afogamentos acidentais.

Mas não apenas para os pequenos, há grupos de exercícios para a terceira idade, a fim de manter a qualidade de vida e prevenir contra o sedentarismo.

4. Alivia problemas articulares e sintomas de fibromialgia

Para pessoas com doenças articulares e dores crônicas, a natação pode ser uma potente ferramenta, não apenas para prática esportiva, mas também para o controle da dor.

A flutuabilidade proporcionada pela água gera alívio nas articulações, que podem ser movimentadas com menor dificuldade, e em água aquecida promove também o relaxamento muscular.

O exercício de ouro para quem quer se manter ativo fisicamente e com minimização da sensação de dor.

5. É indicada para pessoas com asma

Devido à capacidade de melhorar a função pulmonar, a natação também pode ser indicada para pessoas com asma.

No entanto, é necessário conversar com seu médico para se estabelecer um protocolo seguro de exercícios.

6. Ajuda no emagrecimento

A natação promove uma expressiva queima calórica, se tornando um bom exercício para quem deseja manter ou perder peso.

Quais as contraindicações?

Poucas são as contraindicações para a realização da natação. Mas você deve sempre conversar com seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios para saber suas condições de saúde, e quanto tempo e em qual intensidade você pode praticá-lo.

Onde nadar?

Existem diversos clubes, academias ou mesmo serviços públicos para a prática do esporte. Verifique as possibilidades que sua cidade oferece.

Mas fica o alerta: nade apenas em locais permitidos, evitando locais que possam trazer riscos à sua segurança!

Caso opte por nadar em rios, mares ou lagos, nunca nade sozinho. Tenha sempre alguém para acompanhá-lo na atividade.

Em locais abertos, sempre prefira nadar com o tempo em boas condições.Fonte:  Shutterstock 

Onde posso aprender a nadar?

Em academias, escolas de natação ou mesmo com auxílio de profissionais de educação física que atendem em domicílio. São diversas as opções para aprender a nadar e iniciar no esporte.

A prática esportiva é essencial para a manutenção de uma vida saudável. Mas lembre-se sempre de aliar a necessidade a uma atividade que seja prazerosa para você, assim você poderá alcançar melhores resultados.

A natação além dos benefícios físicos, promove saúde mental através da liberação de hormônios que ajudam a regular a pressão sanguínea, promovem bem-estar e ajudar no combate à depressão.

Com informações do site TecMundo

Tags: benefícios, natação