O pilates é uma atividade física que trabalha a flexibilidade, postura e fortalecimento muscular em todo o corpo. O método foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates na década de 1920, que tinha o objetivo de auxiliar no tratamento e reabilitação de pacientes com diferentes patologias.

Com o tempo o método passou a ser adotado como uma prática de atividade física que visa a construção muscular – através do alongamento e tonificação dos músculos – e temos como consequência, o emagrecimento.

O que é Pilates e quando sua prática é recomendada?

O pilates pode ser praticado no solo ou com equipamentos específicos. Seu principal objetivo é atingir o controle consciente dos movimentos, fortalecendo a conexão entre corpo e mente.

Além de combater a dor, melhorar a postura e intensificar a força física, esse método também estimula a formação dos músculos. Com o aumento da massa muscular, consequentemente ampliamos também o gasto de energia do corpo e, por isso, acabamos perdendo alguns quilinhos.

Sem contar que o pilates reforça nosso gasto energético trabalhando o corpo todo para o ganho de músculos, que possuem uma necessidade metabólica mais alta.

Vale lembrar que o emagrecimento acontece quando há déficit calórico, ou seja, quando consumimos menos calorias do que gastamos. Por isso, a melhor forma de emagrecer é combinar um estilo de vida saudável – a prática de exercícios e uma dieta balanceada.

É possível emagrecer só com pilates?

Apenas gastando menos energia do que consumimos é que conseguimos reduzir a quantidade de massa adiposa no corpo e, de fato, emagrecer. Por isso é importante cuidar também do que comemos e deixar os excessos fora dos pratos.

Quando combinado com uma alimentação saudável, de preferência aquela recomendada por profissional nutricionista, essa atividade pode contribuir sim para a perda de peso. Existem também aplicativos de celular que auxiliam no controle de calorias e podem ser utilizados para auxiliar na dieta.

Nossa alimentação está diretamente associada ao nosso estilo de vida. Adotar melhorias em alguns hábitos, como na qualidade e tempo de sono, podem potencializar os resultados do emagrecimento. Controlar os nossos níveis de estresse e ansiedade também. E nisso o pilates se torna mais um aliado, contribuindo ainda mais para o emagrecimento.

Quanto tempo de pilates para emagrecer?

Alguns estudos indicam que a atividade regular do pilates ao menos 3 vezes na semana ajuda na perda de gordura. Estima-se que os resultados na balança e no espelho podem ser notados a partir de cerca de 2 meses de prática.

Entretanto, quem busca a atividade deve entender que esse não é o objetivo principal dos exercícios. De maneira geral o pilates é uma atividade indicada para pessoas que buscam melhorias na saúde como um todo, para quem o emagrecimento é um efeito “colateral” bem-vindo.

Quem está focado na redução de gordura, seja por necessidade de saúde ou por estética, deve combinar a prática com outras atividades físicas, sejam aeróbica ou musculação, capazes de tornar mais expressiva a perda calórica.

Exercícios aeróbicos (como correr, pedalar e pular cordas) tem a vantagem de de aumentar o efeito EPOC, que amplifica o gasto calórico.

Já na musculação, o objetivo é o ganho de força, resistência e massa muscular. A principal vantagem da musculação é a velocidade do resultado. Quando feito corretamente, esse tipo de treino acelera o metabolismo em consequência do crescimento de músculos.

Mas se engana quem pensa que uma atividade é melhor em detrimento da outra. Muito pelo contrário, ganha quem enxergar os benefícios da combinação de todas elas.

Por ser uma atividade física de baixo impacto, que pode ser realizada com poucos recursos e sem restrição de idade ou condicionamento físico prévio, é considerada uma atividade bastante democrática.

Mas algumas pessoas devem receber atenção especial, como quem tem diabetes não controlada, hérnia de hiato ou hipertensos. É necessário procurar um profissional competente para evitar exercícios incorretos – não só antes de começar o pilates, mas como qualquer outra atividade.

Apesar de todas as vantagens das atividades físicas e dos seus efeitos no controle do peso corporal, devemos evitar buscar atividades físicas visando apenas os benefícios estéticos. Saúde e lazer devem ser os principais objetivos da prática.

Fonte: Site TecMundo

Tags: benefícios, exercício, Pilates