A Aveia (Avena sativa) em forma coloidal é um tratamento tópico secular para uma variedade de condições de pele, incluindo erupções cutâneas, eritema, queimaduras, coceira e eczema; no entanto, poucos estudos investigaram o exato mecanismo de ação da atividade antiinflamatória da aveia coloidal.

Quatro extratos de aveia coloidal foram preparados com vários solventes e testados em ensaios anti-inflamatórios e antioxidantes. Além disso, um estudo cego do investigador foi realizado com vinte e nove indivíduos saudáveis do sexo feminino que exibiram coceira leve a moderada bilateral com pele seca moderada a grave na parte inferior das pernas. Os indivíduos foram tratados com uma loção protetora de pele de aveia coloidal.

Os extratos de aveia coloidal diminuíram as citocinas pró-inflamatórias in vitro e a loção protetora da pele com aveia coloidal mostrou melhorias clínicas significativas no ressecamento da pele, descamação, aspereza e intensidade da coceira.

Esses resultados demonstram que os extratos de aveia coloidal exibem atividades antioxidantes e anti-inflamatórias diretas, o que pode fornecer os mecanismos para os benefícios dermatológicos observados durante o uso da loção protetora da pele de aveia coloidal.

Fonte: Jornal of Drugs in Dermatology

Tags: atividade antiinflamatória, aveia prebiótica, bem-estar, Saúde