Todo mundo tem uma tradição familiar que promete boas energias para o ano que está por começar. Para muitas famílias, essa tradição começa pelo cardápio da ceia do ano novo. São simpatias que se  associam alguns alimentos, como a romã e a lentilha, à sorte e prosperidade

Segundo crenças populares aves não devem ser preparadas.  Isso porque elas ciscam para trás e, para muitos, esse fato pode trazer um atraso na vida.

Muitas famílias apostam no preparo da carne de porco como o prato principal.  O suíno é um animal que sempre anda pra frente e empurra o focinho para frente em busca de comida, o que as pessoas associam a uma busca por melhores oportunidades.

Para quem não come carne de porco, outra boa opção é apostar no preparo de carnes de boi, no peixe ou no cordeiro, que também atraem sorte para a ceia da virada.

O peixe, além de ser saudável e muito mais leve, na ceia de ano novo está vinculado à boa sorte e fecundidade. Você pode fazer receitas como o bacalhau ao forno, bacalhau à portuguesa.  Ou investir em outros pratos saborosos com diferentes tipos de peixe, como: o Filé de Tilápia, Merluza e outros.

Um dos pratos mais presentes na noite de Réveillon, a lentilha verde atrai fartura e sucesso financeiro. No quesito frutas, ficam as sugestões de: abacaxi, cereja, pêssego e figo. Essas delícias podem compor o prato de pernil, com frutas de forma saborosa e bastante colorida.

Tags: ano novo, cardápio virada do ano, ceia de ano novo, superstições, tradição