O que comer antes da atividade física? Especialista explica

Ser bom e aplicado dentro da modalidade esportiva a qual se dedica não adianta se não for seguido de uma alimentação adequada. Ou seja, o conceito da nutrição é importante para busca de resultados positivos quanto ao emagrecimento. Paralelamente, muitas pessoas sentem dúvidas na hora de se alimentar antes de fazer o seu esporte. Nesse sentido, veja na sequência o que vale a pena comer antes da atividade física.

“O simples é o mais eficaz. As táticas são específicas e mudam de acordo com a modalidade e horário. É preciso que a alimentação seja completa, contendo carboidratos, proteínas e lipídios. Citamos o carboidrato porque fornece energia de forma rápida e assim como todos os nutrientes não podem ser negligenciados”, disse o Nutricionista Esportivo Igor Caleb, uma das referências neste segmento, em entrevista exclusiva para o Difusora ON.

O profissional, que tem mais de 14 anos de atuação na área, aproveita para fazer um alerta para quem convive com treino de alto rendimento, ou seja, aquele profissional que fez do seu esporte a sua profissão com longo período de trabalho.

“O carboidrato deve ser consumido de uma a quatro horas antes da atividade. Nunca deixar para comer perto do treino. Aí dá tempo de fazer a digestão e fornecer energia. É pelo menos no mínimo uma hora antes do exercício. Quanto mais próximo (do treino) a quantidade ou o tipo de carboidrato para ter uma rápida absorção”, explica Caleb.

Outros auxílios

Igor Caleb ainda admite em contato com a reportagem do Difusora ON que os suplementos são alternativas de acordo com a situação. Outro acréscimo que o especialista citou como importante é que não vá treinar com fome e não comer em larga quantidade, que dificulta na digestão e desvia o fluxo sanguíneo para musculatura esquelética.

“Acaba que você não treina tão bem porque o seu corpo está muito prejudicado para fazer a digestão tanto no treino próximo e quando se faz aquela refeição ‘pesada’. As opções práticas são vitaminas de frutas, sanduíche com queijo e salada e fruta com leite em pó”, esclarece.

Quem é ele?

Formado há mais de 10 anos, e com mais de 19 mil pacientes atendidos, Igor, atualmente, é diretor da Clínica Nutrilight, palestrante, mentor de nutricionistas e conta com uma equipe de 10 nutricionistas, 02 profissionais de educação física, 02 médicos e 02 estagiárias de nutrição, todos juntos pelo mesmo propósito, a saúde e a qualidade de vida dos pacientes, tornando-se assim referência em nutrição e saúde no estado do Maranhão.

Fonte: Assessoria

Tags: atividade física, comida, exercícios