5 dicas para evitar a agressividade com outros cães

Entre os principais motivos que tornam um cão agressivo com outros cães estão a falta de socialização quando filhote, o medo, o manuseio incorreto e uma associação negativa anterior causada por susto ou mordida, por exemplo.

A socialização pode ser feita pelo próprio dono do animal e consiste basicamente em apresentar ao filhote, de forma positiva, a rua, as pessoas, os animais e as situações com as quais terá de conviver, estimulando-o a se comportar bem.

Para Kenia Sonja, Médica Veterinária do Grupo Terra Zoo, a sociabilização de um cão deve ser progressiva e positiva, nunca sob pressão.

“O tutor nunca não deve obrigar o cão ou expô-lo a algo que tenha medo de repente ou diretamente porque isto só lhe causar mal-estar e ansiedade”, reforça a especialista.

COMO FAZER A SOCIALIZAÇÃO DA FORMA CORRETA

É preciso expor o cãozinho as situações de convívio de forma muito gradual, aos poucos, e avançando sempre ao ritmo dele.

Há centros de treinamento e creches caninas que promovem encontros de filhotes completamente vacinados, com acompanhamento profissional e veterinário, em ambiente seguro, calmo e controlado.

E O CÃOZINHO QUE MORDE?

Filhotes têm o costume de brincar mordendo uns aos outros. Enquanto nenhum deles “pegar pesado”, ou seja, não morder mais forte nem montar no outro é possível que não haja agressividade na brincadeira.

Mas as interações devem ser acompanhadas e interrompidas imediatamente quando um dos filhotes não estiver mais disposto a continuar.

Enquanto alguns cães agem com os demais de forma adequada naturalmente, outros precisam ser ensinados a interagir. É ótimo sinal de educação canina e de socialização o cão se mover pelas laterais do outro, abanar a cauda para ele, movendo também a garupa, cheirar os genitais e deixar ser cheirado.

RECOMPENSANDO O CÃOZINHO

Cada sinal de calma e aceitação que o cão emitir nessas aproximações deve ser recompensado. Muitos ataques ocorrem porque o dono permite que seu cão se aproxime de outro de forma brusca e que os dois cães fiquem cara a cara mesmo quando a sinais de possível ataque, como orelhas retas, dorso arrepiado, cauda em pé direcionada para frente e rosnados e latidos.

COMO AGIR COM O CÃO AGRESSIVO?

Se ao tentar socializar o cão, ele rosnar ou latir para outros cães, será preciso tratar os sintomas de agressividade antes de iniciar o processo de socialização direta.

Trabalha-se o estado emocional do cão com dessensibilização por aproximação controlada a outro cão, por meio de um método de adestramento baseado em recompensas para tornar o cão mais seguro e obediente na presença de outros cães.

Não se deve dar bronca quando o cão late ou rosna, erro cometido por muitos e que pode levá-lo a manifestar outros sintomas diferentes ou até morder antes de rosnar ou latir. Recompense sempre os bons comportamentos para estimulá-los e impeça que os maus comportamentos sejam recompensados para o cão deixar de apresentá-los.

DICA IMPORTANTE TERRA ZOO

De acordo com o Gerente de Marketing da Terra Zoo, Fernando Coelho, há uma infinidade de brinquedo e petiscos que podem ser utilizados neste processo de adestramento e socialização.

O melhor, é que comprando com o cupom especial da rádio Difurosa FM, CUPOM “DIFUSORAFMTERRAZOO” o frete é totalmente grátis.

Material para adestramento: https://terrazoo.com.br/categoria/cachorros/comportamento-e-ambiente-para-cachorros/adestramento-para-cachorros/

Jogos Interativos para pets: https://terrazoo.com.br/categoria/cachorros/brinquedos-e-acessorios-para-cachorros/jogos-interativos-para-cachorros/

Ossinhos e petiscos: https://terrazoo.com.br/categoria/cachorros/alimentacao-e-acessorios-para-cahorros/ossinhos-e-petiscos-para-cachorros/

Tags: agressividade, animais, bem-estar, Cães, Mundo Terra Zoo, tratamento