A explosão de estresse para os animais de estimação causada pelos fogos de artifício durante as festas juninas é um tema preocupante que merece a atenção dos maranhenses.
Segundo a médica veterinária Fernanda Karollyne da Facimp Wyden, o barulho intenso dos fogos e das famosas “bombinhas” podem afetar negativamente os animais domésticos, causando estresse, medo e até mesmo levando o animal a apresentar comportamentos agressivos.
“Há também o risco de fuga e acidentes, já que muitos animais tendem a ficar desorientados e tentar escapar de suas casas ou pular de janelas devido ao grande estresse causado pelo barulho dos fogos”, explica a veterinária.
O estresse provocado pelo ruído constante dos fogos de artifício pode, ainda, deixar os animais em estado de alerta permanente, levando a problemas como fazer as necessidades em locais inapropriados e alterações no apetite. Para auxiliar os pets durante esses momentos estressantes, existem diversas técnicas e produtos recomendados.
“Deixar o animal ir para seu local de conforto, como embaixo da cama ou atrás do sofá, e forrar esse local com panos limpos e almofadas pode ajudar bastante. Criar um abrigo com caixas de papelão grandes cobertas com lençóis também é uma boa ideia”, sugere a veterinária.
No Maranhão, o manuseio, soltura e comercialização de fogos de artifício ou de qualquer artefato pirotécnico que produza efeito sonoro ruidoso é considerado crime desde agosto de 2022.
Tags: animais de estimação, fogos de artifício, Maranhão, segurança