Conheça a dieta que pode reduzir o risco de desenvolver demência

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, associou a dieta mediterrânea a um risco 23% menor de desenvolver demência, em comparação com outros regimes de alimentação.

A conclusão ocorreu após análise dos dados de mais de 60 mil pessoas que faziam parte do UK Biobank, um banco de dados de saúde de residentes no Reino Unido. O artigo foi publicado nesta terça-feira (14/03) na revista científica BMC Medicine.

Os pesquisadores identificaram inicialmente quais aderiram regularmente à dieta mediterrânea e quais optaram por outros alimentos.

Os grupos foram acompanhados por um período médio de 9,1 anos, período em que foram registrados entre eles 882 casos de demência.

Também foi levado em conta o risco genético que cada um tinha no início do estudo. Os benefícios da dieta, todavia, mantiveram-se, mesmo entre aqueles com alguma predisposição.

O estudo não obteve resultados fortes sobre a relação entre o tipo de alimentação e o risco de demência, mas os autores consideram que os achados abrem caminho para que novas pesquisas possam apresentar novos achados.

Um dos principais fatores de risco para demência são as doenças cardiovasculares, e a dieta mediterrânea já é conhecida justamente por sua capacidade diminuir a incidência delas, conforme diversos estudos publicados recentemente, incluindo um, de 2018, que demonstrou cerca de 30% menos incidência de AVC e infarto em quem era adepto a alimentação.

A dieta não é um cardápio pronto que deve ser seguido à risca, mas um conjunto de grupos alimentares que são priorizados.

A Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, listou em seu site o que faz parte da dieta mediterrânea e o que é evitado.

• Muitos vegetais, frutas, feijões, lentilhas e nozes;

• Muitos grãos integrais, como pão integral e arroz integral;

• Abundância de azeite de oliva extra virgem como fonte de gordura saudável;

• Uma quantidade moderada de peixe, especialmente peixes ricos em ácidos graxos ômega-3  (salmão, truta, anchova, sardinha, cavalinha, etc.)

• Uma quantidade moderada de queijo e iogurte;

• Pouca ou nenhuma carne, escolhendo aves em vez de carne vermelha;

• Pouco ou nenhum doce, bebidas açucaradas ou manteiga;

• Uma quantidade moderada de vinho com as refeições (mas se você ainda não bebe, não comece).

FONTE: R7

IMAGEM: Divulgação

Tags: abrem caminho, benefícios, demência, dieta mediterrânea, estudo